Home » terapias » Terapias » EFT- Emotional Freedom Technique

EFT- Emotional Freedom Technique

eft-tapping-points

eft-tapping-points

EFT é a sigla usada para representar uma técnica chamada: Emotional Freedom Technique ou Técnicas de Libertação Emocional. É uma técnica também conhecida como “Acupuntura Emocional sem Agulhas.”

O nome vem do seu fundador, o engenheiro Gary Craig, que com base em uma técnica chamada TFT, Thought Field Therapy, do seu professor, Dr. Roger Callahan, decidiu então criar uma técnica mais simples, rápida e abrangente que o TFT. O objetivo do Gary Craig foi de criar uma fórmula de algoritmos que pudesse ser usada por pessoas que não tivessem grande conhecimento dos pontos de meridianos do corpo.

EFT consiste em uma estimulação por meio de toques com os dedos em 14 meridianos principais do corpo. Ao estimular esses pontos com os dedos ao mesmo tempo em que se utilizam palavras que retratam o que está acontecendo, tanto emocionalmente e mentalmente, a pessoa é capaz de liberar bloqueios antigos, vindos da infância, como também vivenciar “insights” impressionantes que explicam a origem do desequilíbrio; seja ela física ou emocional.

De acordo com o EFT, os nossos meridianos são como caminhos energéticos que passam pelo corpo e estão ligados aos órgãos, e aos nossos chacras. Quando vivenciamos experiências de conflito, dor, trauma, medo, stress, vergonha entre outras emoções, essas emoções ficam armazenadas e os caminhos energéticos bloqueados no corpo. Muitas vezes também a experiência fica guardada no subconsciente. O EFT justamente procura ser uma ferramenta eficaz para alcançar e manter o bem estar psicofísico através do desbloqueio e liberação.

EFT funciona porque consegue:

· Equilibrar o sistema energético

· Conectar o praticante com o Aqui e Agora

· Promover foco e atenção seletiva

· Interromper padrões emocionais e mentais

· Utilizar o poder da “intenção” e repetição

· Conectar o praticante com a mente subconsciente

· Promover aceitação

Essa técnica vem se espalhando e ganhando aceitação entre os terapeutas devido a sua eficácia e simplicidade. Somente nas últimas décadas é que a comunidade científica ocidental tem se mostrado aberta a considerar e aceitar os princípios da medicina oriental, os meridianos da acupuntura, os vários campos energéticos, e a idéia de que o ser humano é um ser total ou holístico. Com essa visão fica claro que ao tratar um indivíduo é necessário compreendê-lo como um ser composto de emoções, pensamentos, espiritualidade e um corpo físico, e que todos estes aspectos são interligados e responsáveis pelo seu bem estar ou pelo seu desequilíbrio.

Sabemos que aquilo que resistimos, persiste. Então porque não utilizar uma técnica que trará benefícios e alívio tanto no corpo emocional como físico? O EFT ou “tapping” como é conhecido em inglês, tem um efeito calmante. O objetivo do EFT não é de solucionar o problema, mas de dissolver a sua carga emocional e bloqueio energético que impede o ser humano de viver plenamente no Aqui e Agora.

 



Copyright © 2015

Twin Flames

-

Espaço Holístico para a Jornada da Alma.

Todos os direitos reservados