Home » Notícias & Artigos » Notícias » O Que é a Terapia Integração Craniossacral®?

O Que é a Terapia Integração Craniossacral®?

imagem1

imagem1imagem4

Um Breve Histórico

Dr. William Garner Sutherland descobriu em 1899 a motilidade dos ossos cranianos.
Ele desenvolveu um procedimento terapêutico chamado de mecanismo da respiração primária, que por 45 anos era tecnicamente biomecânico.

O Sopro da Vida

Aos 75 anos, enquanto trabalhava sem utilizar técnicas manipulativas, ele teve a segunda grande descoberta que  foi a observação do dinamismo do “Sopro da Vida”.

A Abordagem Biodinâmica

 Esse conceito inspirou uma linhagem de osteopatas que a partir de Dr. Rollin Becker descreveram as forças vitais que movimentam sutilmente o corpo com o termo “Biodinâmica”.
São representantes desta corrente Dr. Franklyn Sills e Michael Shea, dentre outros.  

Dr. James Jealous

imagem6

 Dr. James Jealous estudou no Sutherland Cranial Teaching Foundation sob a orientação de Dr. Becker. A abordagem biodinâmica de Dr. Jealous inspirou-se nos movimentos sutis que formam a “Respiração Primária”.
Dr. James Jealous nos seus estudos mais recentes defende que o Sopro da Vida  tem em si a Matriz Original da saúde desde que as células embrionárias se diferenciaram.

O Procedimento Terapêutico da Integração Craniossacral®

A neutralidade e o toque não invasivo do terapeuta  é essencial no tratamento dentro desta abordagem de terapia craniossacral biodinâmica, tendo em vista que o corpo do cliente tem em si a Matriz da Saúde Perfeita desde a sua origem embriológica. O papel do terapeuta é facilitar os processos de auto cura no neutro dando espaço para que as forças terapêuticas atuem.
O Sopro da Vida é a verdadeira Saúde manifestando-se constantemente; é a Saúde inerente do sistema, ou seja, o elo que conecta o sistema à Fonte Criativa, o substrato original, a Quietude Dinâmica.
Esse Sopro tem como efeito a Respiração Primária e seus diferentes ritmos.

Encontrando a Saúde

O Sopro da Vida emerge da substância de onde tudo veio e a que tudo retorna, a Quietude Dinâmica.
No Neutro, é possível perceber essa quietude na qual o corpo físico (Zona A) pode transmutar-se no corpo fluídico ou protoplasmático formado pela potência que sai da quietude da linha média e forma um padrão oval ao redor do corpo (Zona B). O protoplasma pode transmutar-se e retornar ao Oceano ao nosso redor , que é a quietude interna e externa na qual repousa a consciência (Zona D). O local onde o terapeuta atua é chamado de Zona C.

As Marés…

imagem8

A ação da potência do Sopro da Vida produz ritmos nos fluídos do corpo, um fenômeno que Dr.Sutherland chamou de Marés.
Dr. Jealous nos fala do oceano que está nos atravessando, criando movimentos involuntários e também atividades autocorretivas como cambio automáticos dos fulcros.

A Linha Média: O Santuário da Saúde

imagem11

 Por fim, a Terapia de Integração  Craniossacral® busca restaurar a integridade do  sistema nervoso e sua motilidade natural. Isso ocorre por meio da conexão do organismo com a Linha Média. Nas palavras de Dr. Jealous, “a contínua reorientação do organismo, tanto em espaço, tempo e função, requer que o organismo tenha um lugar de reorientação a qual toda a estrutura e função pode se referir para que ela possa manter a sua forma e movimento fisiológico.”

Os Três Níveis de Quietude  

Nesta terapia, tanto terapeuta quanto cliente mergulham em vários níveis de Quietude.
No 1° nível, embora sem nenhuma potência terapêutica, ocorre um equilíbrio da pressão atmosférica entre os fluidos do corpo.

No 2°nível, podemos perceber a harmonia entre respiração torácica e respiração primária que potencializa o corpo fluídico, revelando a maré longa.
O 3° nível é o fulcro da maré longa chamado de Quietude Dinâmica.  Sem intenção, o Ego se dissolve , e os sentidos são transmutados. Neste momento ocorre a percepção da totalidade da Saúde.

O Tao e a Terapia Integração Craniossacral®

imagem14O Tao não faz nada,
Mas não deixa nada por fazer…
Sem desejos, há calma,
E o mundo se endireita.
Quando há silencio, a pessoa encontra a âncora do universo dentro de si mesma.  (37° verso Vivendo em Simplicidade)

 



Copyright © 2015

Twin Flames

-

Espaço Holístico para a Jornada da Alma.

Todos os direitos reservados